sábado, 13 de agosto de 2016

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DE PLANALTINA DF

Trecho do livro HIPOCRENE: Vozes e Vivências Escola-Comunidade, autoria dos alunos do Centro 2, e organizado pelo Professor/escritor XIKO MENDES (essa obra já está quase pronta para lançamento).


Cartas Trocadas nas Grades da Democracia
Remetente: Alice Passos Rodrigues.  Destinatário(a): Menores da UIP
(Unidade de Internação de Planaltina-DF).

Jovens Internos de Planaltina,
Venho por meio desta carta, dizer a vocês que há tempo para mudanças em tudo na vida. Vocês podem ser pessoas melhores. Podem fazer as coisas corretamente e ter uma vida mais tranquila e sem violência. Em uma visita que fiz ao Centro de Reintegração Deus Proverá, tive a oportunidade de conhecer pessoas que já passaram por coisas terríveis. Elas foram usuárias de drogas, moradoras de rua, que estavam no meio da violência e foram em busca de mudança. E lá no Centro, muitos conseguiram se recuperar. Voltaram a trabalhar e a ser honestos. Vocês da UIP, se quiseram, também poder seguir esses bons exemplos.
Durante o Projeto, participei de palestras sobre menores em conflito com a lei. Participei de projetos sobre adolescência e drogas nas escolas. Tive assim a oportunidade de ficar bem mais por dentro desses assuntos. A educação é muito importante em nossa vida. Não podemos deixar que as drogas e a violência entrem nas escolas e acabe com tudo. A meu ver, a sociedade e o governo não dão muita importância para esse assunto. A sociedade é preconceituosa, e o governo implanta sistemas falhos.

Sei que a maioria da sociedade e o governo concordam com a diminuição da Maioridade Penal, mas eu não concordo. Isso não vai funcionar se o sistema não mudar. Antes de se pensar na redução por que não melhoram a educação nas escolas? Por que não implantam projetos que realmente funcionem? Diminuir a maioridade simplesmente só vai resultar no aumento do número de presos. E eles saem de lá piores do que quando entram. Olhando de outro lado, a diminuição da Maioridade Penal seria uma forma de combate à violência. Assim, os maiores de idade pensariam antes de fazer propostas indecentes aos menores. Estes, em tese, ficariam com “medo” de serem presos. Mas a solução é essa: vamos dar mais valor às nossas famílias! Vamos dar valor à educação que recebemos nas escolas com nossos mestres! A educação que recebi me ajudou a ser quem eu sou hoje: uma boa pessoa e fora desse pavoroso mundo das drogas e da violência porque uma anda ao lado da outra. Se vocês da UIP seguirem esse caminho tenho certeza que suas vidas vão mudar.