sábado, 13 de agosto de 2016

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DE PLANALTINA-DF

Trecho do livro HIPOCRENE: Vozes e Vivências Escola-Comunidade, autoria dos alunos do Centro 2, e organizado pelo Professor/escritor XIKO MENDES (essa obra já está quase pronta para lançamento).


Hipocrene*: Vozes e Vivências Escola-Comunidade

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na Palavra, no Trabalho, na Ação-reflexão”. (Paulo Freire, 19/9/1921-2/5/1997 – Patrono da Educação Brasileira).

Xiko Mendes**

Esse livro reúne mais de 40 textos breves de adolescentes do Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina-DF (Centro 2). Deve ser lido e visto como “obra inconclusa” de alguém em processo de formação como pessoa-leitora cuja releitura do mundo vai aos poucos caminhando para a maturidade intelectual e estética. Os poemas são fruto de oficinas do Projeto Sarau Literário no qual o Romantismo era o objeto de estudo. Nesse projeto também foram realizadas, no Auditório da Universidade de Brasília, belíssimas apresentações culturais (recital com teatro, música e dança; e releituras de autores com diferentes estilos) que igualmente influenciaram os alunos.
Da mesma forma, os textos do Projeto Extraclasse Social: Cartas Trocadas nas Grades da Democracia, refletem as ações que foram feitas (debates sobre legislação em Direito à Infância e Adolescência no Contexto da Violência Urbana; exibição de vídeos educativos do MEC sobre Uso de Drogas dentro de escolas; palestras com promotores do MPDFT e Direção da OAB-DF; visitas e palestras em centros que combatem o uso de drogas e álcool; entrevistas feitas pelos alunos com a Direção do CEM-02 sobre droga na escola; e aplicação de Pesquisa de Opinião Pública, em 13/10/14, respondida por 1.048  alunos dos turnos Matutino e Vespertino sobre a Relação Adolescência e Drogas no CEM-02 cujo resultado você pode acessar, livremente, na Internet: http://www.lexikopedia.blogspot.com.br/ , em postagem de  6ª feira, 24/7/15).
Esse livro em si não traduz tudo o que foi feito na escola nem expressa o conjunto e a grandeza das ações pedagógicas realizadas por meio dos dois projetos. Mas deve ser entendido como incentivo aos alunos e como parte importante no processo de divulgação das atividades propostas no Projeto Político-Pedagógico, que norteia a Gestão Democrática do Centro 2.
Esclarecemos que nossa parceria com a Unidade de Internação de Planaltina (UIP), apesar da boa vontade de ambas as partes, acabou não acontecendo como sonhávamos devido as dificuldade burocráticas que são “normais” no caso em questão. No Projeto Extraclasse Social foram previstas visitas monitoradas e seletivas de nossos alunos à UIP de tal maneira que esse intercâmbio resultasse de fato na superação de preconceitos, na promoção do afeto, e – como era desejo nosso – na construção, discussão e publicação de “Cartas Trocadas nas Grades da Democracia”.
Neste livro só publicamos parte das cartas escritas pelos alunos do CEM 02 e dirigidas aos Menores da UIP. Não foi possível dentro do Cronograma de Execução do Projeto aguardar liberação de autorizações da Vara da Infância e da Juventude (VIJ-TJDFT) para que se consumasse essa correspondência entre adolescentes que vivem em mundos diferentes, mas partilham os mesmos sonhos, ideais, dúvidas e questionamentos próprios dessa faixa etária. Esse contato físico//postal entre menores da nossa escola com os da UIP permitiria não só a tentativa do diálogo, do reforço à afetividade e ao debate sobre preconceito e autoestima, mas nos daria o direito de fazer uma releitura reflexiva das cartas deles aos nossos alunos. Restou-nos, além da decepção, esperar que um dia, Governo e Justiça juntos, tenham coragem de romper as GRADES DA DEMOCRACIA para que haja essa TROCA DE CARTAS ENTRE NOSSOS ADOLESCENTES.
Obrigado a todos, inclusive à Direção, alunos, pais e professores do Centro 2, pelo apoio que nos deram. Sem esse apoio de vocês nada disso aqui teria acontecido. Mas quero encerrar prestando minha Homenagem Particular para duas pessoas: ao nosso aluno Wanderson Moura Neres, que faleceu no meio do ano letivo de 2014 antes que ele redigisse sua carta para o nosso projeto; e ao Sr. Ramalho Medeiros, idealizador e coordenador do Centro de Reintegração Deus ProveráCRDP, pela oportunidade que nos deu em vivenciar momentos lindos com nossos alunos por meio de ações sem fins lucrativos que ressocializam cidadãos antes sucumbidos ao alcoolismo e às drogas.
Que Hipocrene também inspire Gestores Públicos a cuidarem melhor de nossas crianças e adolescentes, incluindo os Menores que estão na UIP. Eles são os destinatários dessas CARTAS publicadas neste livro.