Trecho do livro
HIPOCRENE: Vozes e Vivências Escola-Comunidade, autoria dos alunos do Centro 2,
e organizado pelo Professor/escritor XIKO MENDES (essa obra já está quase
pronta para lançamento).
Hipocrene*: Vozes
e Vivências Escola-Comunidade
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na Palavra, no Trabalho, na Ação-reflexão”.
(Paulo Freire, 19/9/1921-2/5/1997 –
Patrono da Educação Brasileira).
Xiko Mendes**
Esse livro reúne mais de 40 textos breves de adolescentes do Centro
de Ensino Médio 02 de Planaltina-DF (Centro
2). Deve ser lido e visto como “obra
inconclusa” de alguém em processo de
formação como pessoa-leitora cuja releitura
do mundo vai aos poucos caminhando para a maturidade intelectual e estética.
Os poemas são fruto de oficinas do Projeto
Sarau Literário no qual o Romantismo era o objeto de estudo. Nesse projeto
também foram realizadas, no Auditório da Universidade de Brasília, belíssimas
apresentações culturais (recital com teatro, música e dança; e releituras de autores com diferentes estilos) que igualmente
influenciaram os alunos.
Da mesma forma, os textos do Projeto Extraclasse Social: Cartas Trocadas
nas Grades da Democracia, refletem as ações que foram feitas (debates sobre legislação em Direito à Infância e
Adolescência no Contexto da Violência Urbana; exibição de vídeos educativos do MEC sobre Uso de Drogas dentro de escolas; palestras com promotores do MPDFT e
Direção da OAB-DF; visitas e palestras em centros que combatem o uso de drogas
e álcool; entrevistas feitas pelos
alunos com a Direção do CEM-02 sobre droga na escola; e aplicação de Pesquisa de Opinião Pública, em
13/10/14, respondida por 1.048 alunos dos turnos Matutino e Vespertino
sobre a Relação Adolescência e Drogas no
CEM-02 cujo resultado você pode acessar, livremente, na Internet: http://www.lexikopedia.blogspot.com.br/ , em postagem de
6ª feira, 24/7/15).
Esse livro em si não traduz tudo o que
foi feito na escola nem expressa o conjunto e a grandeza das ações pedagógicas realizadas por meio
dos dois projetos. Mas deve ser entendido como incentivo aos alunos e como parte importante no processo de
divulgação das atividades propostas no Projeto
Político-Pedagógico, que norteia a Gestão
Democrática do Centro 2.
Esclarecemos que nossa parceria com a Unidade de Internação de Planaltina (UIP), apesar da boa vontade de ambas as
partes, acabou não acontecendo como sonhávamos devido as dificuldade
burocráticas que são “normais” no caso em questão. No Projeto Extraclasse Social foram previstas visitas monitoradas e seletivas de nossos alunos à UIP de tal
maneira que esse intercâmbio resultasse de fato na superação de preconceitos,
na promoção do afeto, e – como era desejo nosso – na construção, discussão e
publicação de “Cartas Trocadas nas Grades
da Democracia”.
Neste livro só publicamos parte das cartas escritas pelos alunos do CEM 02 e
dirigidas aos Menores da UIP. Não foi possível dentro do Cronograma de
Execução do Projeto aguardar liberação de autorizações da Vara da Infância e da
Juventude (VIJ-TJDFT) para que se consumasse essa correspondência entre adolescentes que vivem em mundos diferentes,
mas partilham os mesmos sonhos, ideais, dúvidas e questionamentos próprios dessa
faixa etária. Esse contato físico//postal entre menores da nossa escola com os
da UIP permitiria não só a tentativa
do diálogo, do reforço à afetividade e ao debate sobre preconceito e
autoestima, mas nos daria o direito de fazer uma releitura reflexiva das
cartas deles aos nossos alunos. Restou-nos,
além da decepção, esperar que um dia, Governo e Justiça juntos, tenham coragem
de romper as GRADES DA DEMOCRACIA para que haja essa TROCA DE CARTAS ENTRE
NOSSOS ADOLESCENTES.
Obrigado a todos, inclusive à Direção, alunos, pais e professores do Centro 2, pelo apoio que nos deram. Sem
esse apoio de vocês nada disso aqui teria acontecido. Mas quero encerrar
prestando minha Homenagem Particular
para duas pessoas: ao nosso aluno Wanderson Moura Neres, que faleceu
no meio do ano letivo de 2014 antes que ele redigisse sua carta para o nosso
projeto; e ao Sr. Ramalho Medeiros, idealizador e coordenador do Centro de Reintegração Deus Proverá – CRDP, pela oportunidade que nos deu em
vivenciar momentos lindos com nossos alunos por meio de ações sem fins
lucrativos que ressocializam cidadãos antes sucumbidos ao alcoolismo e às
drogas.
Que Hipocrene
também inspire Gestores Públicos a cuidarem melhor de nossas crianças e
adolescentes, incluindo os Menores que estão na UIP. Eles são os destinatários dessas CARTAS publicadas neste livro.