sábado, 13 de agosto de 2016

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DE PLANALTINA DF

Trecho do livro HIPOCRENE: Vozes e Vivências Escola-Comunidade, autoria dos alunos do Centro 2, e organizado pelo Professor/escritor XIKO MENDES (essa obra já está quase pronta para lançamento).



Cartas Trocadas nas Grades da Democracia
Centro de Ensino Médio 2 de Planaltina – CEM 02.
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Disciplina: Sociologia. Professor: Xiko Mendes. Ano letivo: 2014.
Remetente: Adrielle Mayra. Destinatário(a): Menores da UIP

(Unidade de Internação de Planaltina-DF).

Caro Menor da UIP,
Venho com essa carta relatar um pouco da experiência por mim vivenciada através do projeto “Cartas Trocadas nas Grades da Democracia”. Espero poder expressar da melhor forma possível todo o conhecimento adquirido. Ao longo desta carta desejo que você tenha maior conhecimento a respeito dos temas estudados.
Sobre o projeto, tenho a dizer-lhe que em sala de aula estudamos acerca das legislações sobre crianças e adolescentes. Participamos de palestras referentes ao mesmo assunto. Visitamos o Centro de Reintegração Deus Proverá – CRDP, entidade que tem como objetivo a ressocialização de alcoólatras e usuários de drogas. Em princípio, minha concepção sobre a visita foi negativa. Mas, chegando ao local, me surpreendi com a organização. Sem dúvida o que mais chamou minha atenção foi o fato de todos serem homens. Essa visita foi muito proveitosa. O que nós, alunos, vimos lá, com certeza, foi um marco para a nossa própria vida.
No projeto foi pedido que nos posicionássemos sobre redução da maioridade penal. Sou a favor, sim, desde que haja condições favoráveis e a prisão seja digna de respeito ao ser humano. Assim é possível a redução, se tiver mais apoio dos governantes que representam nosso país. Outro fator importante é o voto para os menores de idade. Acho que eles já têm consciência para saber em quem votar. Como acredito que tenham, defendo que sendo eleitores, eles possam também se responsabilizar por seus atos.  Sei que hoje vemos que o sistema penitenciário passa um momento difícil. O tratamento oferecido aos menores nas unidades de internação é desumano.
Daí recorro à seguinte questão: como ter o tratamento ideal? Acredito que a família é a base para esse tratamento porque é ela que direciona nossas relações em sociedade. Se a família não for um fator influenciador na vida de um alguém, será difícil viver bem em uma sociedade.
Tive durante toda a minha vida a oportunidade de ter uma família que me incentivou nas melhores escolhas que foram possíveis. Por isso me vejo como uma cidadã nata e consciente.

Por fim, quero agradecer-lhes pela atenção. Espero que quando saírem da Unidade de Internação de Planalitna, vocês possam viver a experiência de poder seguir em frente. Que vocês alcancem seus objetivos por mais difíceis que sejam.