sábado, 13 de agosto de 2016

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DE PLANALTINA-DF

Trecho do livro HIPOCRENE: Vozes e Vivências Escola-Comunidade, autoria dos alunos do Centro 2, e organizado pelo Professor/escritor XIKO MENDES (essa obra já está quase pronta para lançamento).


Apresentação

Ser cidadão é participar ativamente do desenvolvimento do Brasil, é partilhar sonhos, construir utopias, viabilizar ações comunitárias, cuidar das crianças e adolescentes, enfim, ser cidadão é viver e vivenciar intensamente a Esperança de fazer deste país uma Pátria onde Igualdade, Fraternidade, Liberdade e Justiça sejam valores universais garantidos e usufruídos por todos os brasileiros. E isso é Missão da Escola!” (Mendes, Xiko. In: Projeto Extraclasse Social, Bsb: CEM 02/SEE-DF, 2014).

A frase acima dá início à apresentação de um dos vários projetos pedagógicos realizados todos os anos pelo Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina-DF – CEM 02, escola cuja trajetória, mais de trinta anos, inscreve-se já como tradicional instituição vocacionada a promover a Educação Básica sob a inspiração estética e humanística. Aqui sempre priorizamos, junto com a arte de ensinar, a preocupação com as diferentes expressões culturais (artísticas, literárias, lúdico-desportivas, entre outras) que moldam a identidade dos nossos alunos no processo de formação acadêmica da sua personalidade por meio da estreita conexão pedagógica entre Escola, Família/Comunidade e Universidade, instituições basilares para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Neste livro publicamos uma amostragem de dois desses projetos: o SARAU LITERÁRIO, já com mais de três edições, coordenado pela Professora Magna Lopes; e o EXTRACLASSE SOCIAL: Cartas Trocadas nas Grades da Democracia, que nos anos anteriores denominava-se “Artigo 5º da Constituição: a Base de nossos Direitos”, coord. pelo Profº. Xiko Mendes. Os textos aqui editados traduzem parte do nosso desejo em tornar pública parte dos resultados obtidos dentro da agenda de ações do Projeto Político-Pedagógico do CEM 02.
Ao fazer essa publicação, ressaltamos a contribuição valiosa de toda a nossa Comunidade Escolar, mas com especial atenção, destacamos o primoroso trabalho dos nossos professores (Magna e Xiko, entre eles) e a inegável participação dos estudantes num pacto a favor do protagonismo infanto-juvenil tão necessário para instigar a cidadania crítica, ética e cívica entre o Corpo Discente.
Também é digno de menção, em nossa Lista de Agradecimentos, o apoio dado pelas seguintes instituições parceiras: Universidade de Brasília-Faculdade UnB Planaltina (FUP); Seção Regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF); Promotoria de Planaltina (MPDFT) na pessoa da Promotora Lúcia Helena; Juizado da Circunscrição Judiciária local (TJDFT); Centro de Reintegração Deus Proverá (CRDP); Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF) e o Ministério da Educação/Programa Ensino Médio Inovador (MEC-ProEMI).
Entre as parcerias que tivemos, quero destacar em especial a que firmamos com o CRDP. Nossos alunos visitaram essa instituição comunitária sem fins lucrativos que abriga mais de 90 adultos internos. O CRDP cuida de alcoólatras e outros dependentes químicos, e devolve-os à sociedade como cidadãos livres do uso de drogas. Ao lermos as cartas editadas neste livro, nós observamos quanto essas visitas impactaram, positivamente, os estudantes de nossa escola. Lembro-me do quanto emocionante era cada retorno deles quando vinham do CRDP. Seja vendo pessoas em tratamento contra as drogas, seja ouvindo atentamente os depoimentos ou testemunhos comoventes dados por voluntários que lá trabalham e antes eram usuários de drogas, cada aluno voltava para nossa escola com outra visão de mundo. Essa experiência proporcionada pelo projeto do Profº. Xiko Mendes, eles vão levar para o resto da vida como aprendizado de que não compensa sacrificar a Juventude ante tantas belezas, encantos, sonhos e projetos que se pululam à nossa frente quando de fato a gente quer voltar os olhos para coisas e ações nobres como essas compartilhadas conosco pelo CRDP.
Por fim, destaco aqui a grandeza do Sarau Literário. Projeto idealizado pela Profª Magna Lopes, todo ano se apresenta como algo novo e contagiante, que faz a diferença em nossa escola. Mobilizador de ações, instigador de ideais, semeador de utopias no campo da língua e da literatura, e veículo estimulador da criatividade dos estudantes, o Sarau permeia a alma desses adolescentes o ano todo, seduzindo-os com o entusiasmo e o carisma de sua idealizadora. Esse projeto incentiva a leitura e divulga escritores, recitando textos de forma magnífica e encantando os alunos que soltam vozes e versos para celebrar a vida e a beleza do mundo por meio do Espetáculo da Palavra, arma silenciosa e abstrata que se materializa em livros como este, que vem se somar como contribuição que ressignifica o Fazer Pedagógico e mostra quanto a escola e nossos professores são mediadores de mudanças igualmente silenciosas, porém, mágicas e transformadoras no cotidiano de nossa Juventude.   

Profª Sonara Liana Martins Oliveira
(Diretora do Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina-DF).