domingo, 31 de julho de 2011

Regras do Debate sobre HOMOSSEXUALIDADE: O QUE TENHO A VER COM ISSO?

REGRAS DO DEBATE o tema HOMOSSEXUALIDADE: O QUE TENHO A VER COM ISSO?, que será realizado nas aulas de Filosofia do Prof. Xiko Mendes com seus alunos do Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina - DF.

1.     Dois alunos de cada grupo irão aplicar a pesquisa nas salas e nos dias e horários indicados pelo professor.
2.     O grupo reunirá seus membros fora da sala de aula em ambiente de sua preferência para tabular (contar) o resultado da pesquisa.
3.     Após a tabulação, o grupo redigirá um RELATÓRIO DA PESQUISA interpretando as respostas e incluindo gráficos para todas as alternativas das perguntas que couberam ao grupo. Esse relatório será digitado em corpo 14, letra times new roman, com até duas páginas.
4.     Os questionários, após a tabulação, serão todos colocados dentro de um envelope que permanecerá lacrado até o dia do debate. Se for necessária sua abertura, isso será feito apenas pelo professor.
5.     O RELATÓRIO DA PESQUISA será entregue ao professor até dois dias antes do debate. E o grupo ficará com uma cópia (xerocada) dele para utilizá-la se for o caso no dia do debate.
6.     Quem não entregar esse relatório no prazo indicado terá penalidades de pontuação a ser aplicada ao grupo pelo professor.
7.     No dia do debate, os três grupos a favor da homossexualidade sentar-se-ão à direita do professor e os três outros grupos contrários vão se sentar à esquerda conforme determinação a ser dada no dia do debate.
8.     Após cada grupo posicionar-se no seu espaço, um aluno expositor, indicado por seu grupo, fará um comentário oral resumindo o RELATÓRIO DA PESQUISA (tempo da exposição: até quatro minutos).
9.     Os grupos favoráveis podem discutir entre si a linha de argumentação assim como os grupos contrários também poderão traçar linhas comuns de argumentação, ambos antes do início do debate.
10. Cada grupo terá que formular até três perguntas para o grupo oponente, que será escolhido na hora pelo professor.
11. Antes do debate, o professor informará novas orientações e verificará se cada aluno já dispõe de material informativo sobre o tema do debate.
12. A nota do debate será individual. Daí a necessidade de cada um esforçar-se ao máximo para participar, mas desde que não contribua para o barulho que dificulta o debate.
13. Quem perturbar o ambiente do debate poderá ser expulso da sala. Neste caso será excluído da avaliação do grupo e penalizado com advertência.
14. O grupo ou integrante de grupo que perturbar a ordem do debate será excluído e ou penalizado, inclusive com a retirada da sala.
15. Cada aluno terá um tempo mínimo necessário e igual para intervir com perguntas ou comentários.
16. O professor poderá suspender ou dar o debate por encerrado antes de seu término se não houver ambiente favorável à sua continuidade. Neste caso a avaliação ficará condicionado ao tempo de duração do debate e ao nível de participação de alunos e grupos que mais contribuíram para seu êxito.
17.                       Outras regras importantes no debate:
·        Não agredir religião de ninguém. Não citar nome de nenhuma religião. É permitido argumento religioso, mas sem ofensa.
·        Ao se referir aos homossexuais usar as palavras GAY e LÉSBICA. Quem se utilizar de palavras homofóbicas (exemplos: veado, sapatão, bicha, boiola, etc) será penalizado o grupo.
·        Não ser preconceituoso na sua linha de argumentação.
·        Apresentar argumentos claros e resumidos na defesa ou contra  a homossexualidade.
·        Não querer ser hilário com piadas de mau gosto sobre o tema.
·        Outras regras serão ditas oralmente pelo professor.
·        Educação acima de tudo. Quem briga são as idéias, não as pessoas.

DICAS DE INFORMAÇÕES PARA O DEBATE SOBRE HOMOSSEXUALIDADE

Pesquisar na Internet e em livros sobre:
1.     O que é Homossexualidade; o que é homofobia.
2.     Como a ciência trata a homossexualidade: isso é doença ou é opção?
3.     Como as religiões tratam a homossexualidade.
4.     Como o Brasil e o ONU tratam a homossexualidade.
5.     Quais as orientações sexuais existentes.
6.     Legislação que garanta direitos aos homossexuais.
7.     Legislação que serviu de base à aprovação da União Civil ou homoafetiva. Exemplos: ADIN 4.277, ADPF 132, Artigos 1723 e 1726 do Novo Código Civil, Constituição do Brasil, Voto do Ministro Carlos Ayres Brito sobre União Homoafetiva, PL (projeto de lei) Nº: 122 ou projeto de lei para criminalizar a homofobia, etc.
8.     Outras informações necessárias.